Search

Ela é do Rio de Janeiro

Mulheres empoderadas

  De Honório Gurgel para o mundo

Anitta - AdoroCinemaAnitta

Larissa de Macedo Machado (1993), é carioca nascida em Honório Gurgel, subúrbio situado na Zona Norte do Rio de Janeiro, mais conhecida pelo nome artístico Anitta.

Anitta é atualmente a cantora brasileira mais poderosa e com maior notoriedade nacional e internacional. Mulher empoderada e dona de uma personalidade forte, ela luta pelos seus sonhos desde muito nova. Não é à toa que se tornou uma grande estrela da música pop. Por isso, vale a pena conferir sua trajetória até o reconhecimento internacional.

A cantora, que deu os primeiros passos na carreira artística aos oito anos, é hoje um dos grandes nomes da música brasileira e as suas criações tem repercussão internacional. Não restam dúvidas de que a estrela de Honório Gurgel, no Rio de Janeiro, rompeu fronteiras e conquistou o mundo com sua arte e personalidade cativante.

Dê uma família humilde, a cantora é filha de um vendedor de bateria de carros (Mauro Machado) com uma costureira/artesã (Míriam Macedo). Larissa de Macedo
Machado é também irmã de Renan Machado, seu produtor e sócio.

Anitta (a terceira da esquerda para a direita) no coral da igreja
Anitta (a terceira da esquerda para a direita) no coral da igreja

Seu primeiro contato com a música ocorreu aos 8 anos(2001), depois de começar a frequentar o curso de catecismo quando entrou para o coral da Igreja Santa Luzia em seu bairro, a menina foi levada para conhecer o espaço através dos avós maternos, Pedro e Glorete.
“Alguns dizem que ela não canta. Não é verdade. A voz dela sempre sobressaiu no coral”, revela Andréa Moreno, funcionária da igreja há mais de 20 anos.

Desde pequena ela já sonhava em ser rica e famosa, então, aos 11 anos, começou a estudar inglês e a fazer aulas de dança e chegou a dar aulas e até hoje aproveita essas habilidades

Aos 11 anos(2004) de idade, seu pai, que ajudava nas despesas da casa, acabou vendo sua empresa ir à falência; com isso, ele não pôde mais colaborar com os custos dos estudos particulares de Anitta. Deste modo, ela migrou para a Escola Municipal Italia e, a mesada do pai passou a ser investida no curso de inglês. De tão boa de gingado, ela nem precisou pagar as aulas de dança de salão que ia assistir com a mãe. O visionário professor a chamou para ser seu braço direito.

Aos 16 anos(2009) com o fim do curso técnico de Administração, numa escola técnica da Tijuca, a adolescente foi trabalhar como vendedora temporária numa loja da Taco. Em seguida, foi aprovada como estagiária da Vale do Rio Doce, na mesma época em que dava seus primeiros passos no funk(2009) começou a compor o ritmo com mais melodia e letras mais leves e a postar os vídeos no YouTube. Parte do salário era gasto em roupas, e a outra era para as despesas da casa.
Até que um vídeo publicado(2010) por brincadeira pela funkeira no Youtube chamou a atenção dos produtores da Furacão 2000.

O que aconteceu daí em diante, você já sabe:

Larissa adotou o nome Anitta, inspirada na personagem/título da minissérie “Presença de Anitta” (2001) exibida na Rede Globo, ela achava a personagem Anita “incrível” pois conseguia “ser sexy sem ser vulgar, menina e mulher ao mesmo tempo”.

Segundo a cantora, as aulas de marketing que teve durante o curso de administração lhes são úteis até hoje, e se sente elogiada quando a chamam de um “caso de marketing”, pois ela mesma é quem planeja e executa seu próprio marketing. “
Conhecida então como MC Anitta, a cantora lançou uma série de hits naquele período, como “Eu Vou Ficar” e “Fica Só Olhando”, que lhe renderam em 2011 o prêmio de Revelação do Funk.

Não demorou muito para se destacar e fazer sucesso no Rio de Janeiro, ainda como ‘MC’.
“Menina Má” foi o hit de estreia, lançado em 2012.
No final de 2012, três anos antes de encerrar o seu contrato com o ‘Furacão 2000’, a cantora manifestou o desejo de sair da empresa e foi empresariada por Kamilla Fialho.
A empresária de nomes como Valesca Popozuda e Naldo pagou uma multa de R$ 260 mil para rescindir o contrato da artista. Entretanto, logo isso valeria muito a pena.

Inspirada em estrelas como Beyoncé, Mariah Carey e Rihanna, a cantora passou a explorar diferentes vertentes musicais, estendendo sua voz para além do funk, e começou uma notável migração para o mundo pop.

Ainda sem uma grande gravadora, ela começou a gravar alguns de seus maiores hits do começo de carreira, como Meiga e Abusada. A faixa chamou a atenção da Warner Music.
Em janeiro de 2013 Anita foi contratada pela Warner Music. Naquele momento, saiu de cena MC Anitta e nasceu de vez a popstar Anitta, que estourou nacionalmente no mesmo ano com o sucesso Show das Poderosas.

Nesse mesmo ano foi lançado seu primeiro álbum de estúdio “Anita”, que inclui o sucesso “Show das Poderosas”, com arranjo mais pop e batidas voltadas para o funk.

      O Show das Poderosas (2013) foi a primeira grande criação que fez sucesso com o público tendo alcançado um milhão de visualizações em apenas uma semana após o lançamento do clipe.
Depois vieram os sucessos: “Não para”, “Menina má”, “No meu talento”, “Deixa ele sofrer”, “Bang” e “Essa mina é louca”.

Com desejo de alcançar uma carreira internacional, Anitta gravou o clipe de “Meiga e Abusada” com o americano Blake Farber em Los Angeles.
A canção “Vai Malandra” foi outro pico da sua carreira, marcada pelo lançamento de um clipe que bateu recordes de audiência online.

Em julho de 2013, Anitta lançou o disco de estreia autointitulado, que garantiu quatro singles de sucesso e o certificado de platina no país.

Seu segundo álbum, “Ritmo Perfeito”, de 2014, também foi bem sucedido nacionalmente e foi acompanhado de “Meu Lugar”, o primeiro álbum ao vivo de sua carreira.

Já em 2015, Anitta lançou “Bang”, seu terceiro disco, que foi certificado platina e emplacou os hits “Deixa Ele Sofrer”, “Bang”, “Essa Mina é Louca” e “Cravo e Canela”, consolidando a artista como uma das principais no cenário pop do Brasil.
Entre os anos de 2016 á 2018, Anitta fez uma série de colaborações com artistas nacionais e internacionais, entre eles Nile Rodgers, Maluma, Iggy Azalea, Major Lazer, Alesso e J Balvin. Sua primeira música em espanhol, “Paradinha”, foi lançada em 2017, e em seguida “Downtown”, colaboração com J Balvin, sucesso em diversos países falantes da língua espanhola. Em 2019, ela continuou investindo em grandes colaborações, com artistas como Madonna, Sofía Reyes, Rita Ora, Luis Fonsi, Ozuna e Black Eyed Peas, o que resultou em seu quarto disco de estúdio, o Xbum visual Kisses.

Com milhões de seguidores, a estrela pop está presente nas principais redes sociais. Então, é só clicar nos links e dar uma olhada em cada uma delas:

Instagram
Facebook
Twitter
YouTube
Spotify
Deezer

Descubra mais “Sobre nós”

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *